O que é um
síndico profissional?
O síndico profissional é uma pessoa contratada pelo condomínio para exercer a função de síndico do local. Ao contrário do síndico morador, o vínculo desse trabalhador com o condomínio é focado na parte profissional. Em geral, esse prestador de serviço não é morador e nem proprietário de um imóvel no empreendimento.
O Código Civil em vigor manda que todo condomínio tenha síndico, ele não precisa ser morador nem proprietário
A Sindicância de um condomínio deve ser feita de forma profissional, com ferramentas empresariais de gestão, com uma equipe multidisciplinar, mas respeitando sobretudo que famílias que nele habitam. A prática é totalmente legal e começou a se popularizar após a chegada do Novo Código Civil, em 2002. Com isso, o Art. 1.347 (Lei Federal 10.406/02) permite a contratação de um síndico profissional.
A Sindicância Profissional e uma serie de objetos de atenção para o bom andamento administrativo e operacional do condomínio, e o conjunto de atos responsáveis pela orientação do cumprimento das obrigatoriedades legais, sempre apurando a verdade das ações e fatos alegados, verificando e corrigindo a existência de possíveis irregularidades divergentes dos processos, do regimento interno, da convenção do próprio condomínio, das leis municipais, leis estaduais, leis federais com suas diretrizes no código civil, observando também as normas de segurança e as convenções coletivas das diversas categorias. Sindicância e Investigação que cumpre e faz cumprir esta serie de processos, acatando a massa condominial representada por assembleias convocadas sempre que necessário pelo sindico para uma gestão com transparência, harmonia, conforto, segurança e economia de recursos.